Centros Inteligentes “pull-flow” no processo produtivo

Centros Inteligentes “pull-flow“_Simoldes Aços:

Projeto Nº: 17.453
Designação do projeto: CENTROS INTELIGENTES PULL-FLOW NO PROCESSO PRODUTIVO
Investimento Total: 10.252.344,22 euros
Investimento Elegível: 9.286.591,82 euros
Incentivo: 4.179.210,31 euros
Localização do projeto: SANTIAGO DE RIBA-UL

 

Síntese do Projeto:

1. Objetivos:

A Simoldes Aços tem como visão afirmar-se, nacional e internacionalmente, como um exemplo no fabrico de moldes técnicos. Estes moldes deverão ser reconhecidos pelo seu valor acrescentado e complexidade técnica, diferenciação e inserção em soluções integradas, customizadas e flexíveis, dirigidas à sofisticada, exigente e dinâmica indústria automóvel.

Os objetivos refletem-se nos grandes eixos estratégicos da empresa e traduzem-se nos tópicos abaixo.

  • otimização do processo produtivo por via de uma utilização minuciosamente estudada de recursos e das atividades que o compõem, com reflexos no aumento da escala de atuação da empresa;
  • automação dos processos e sua integração;
  • inclusão de tecnologias de informação como elementos de suporte à tomada de decisões estratégicas;
  • aposta no portfólio atual de produtos e na fidelização dos atuais clientes;
  • adoção de modernas filosofias de gestão;
  • internalização de atividades chave para a maximização da satisfação dos clientes;
  • promoção da qualificação e da motivação dos colaboradores.

 

2. Descrição do Projeto:

O projeto visa capacitar a Simoldes Aços para o seu crescimento sustentado, respondendo eficazmente aos desafios colocados pela indústria automóvel e aproveitando a dinâmica que esta exibe. A empresa, quer tornar-se, definitivamente, uma referência incontornável na indústria nacional e internacional de moldes sofisticados para exigentes clientes.

Para tal, gizou este projeto para aumentar a sua competitividade-valor, em torno de sistemas avançados de produção e em torno de vários conceitos identificados abaixo.

  • sistemas inteligentes e adaptativos (foco no desenvolvimento de novos sistemas e equipamentos, combinando soluções de mecatrónica, controlo, monitorização e automação)
  • fábricas digitais e virtuais (concentrando-se na conceção das fábricas, gestão de dados e planeamento e gestão de operações, criando sistemas de comunicação entre a infraestrutura, os equipamentos e os stocks e integrando a informação em sistemas de controlo de gestão, otimizando a produção)
  • produção humano-cêntrica (focando a redistribuição de tarefas produtivas e o desenvolvimento de sistemas de interação homem-máquina, com trabalhadores altamente qualificados, controlando sistemas automatizados de elevada complexidade) para alcançar níveis elevados de flexibilidade e adaptabilidade.